Páginas

domingo, 31 de março de 2013

CUFA Imperatriz acredita na forma inovadora de luta pela inclusão social




Incentivo à arte urbana
Foto: Lanna Luiza



Central Única das Favelas – CUFA foi criada por jovens oriundos das favelas do Rio de Janeiro e desde então vem representando a juventude de bairros periféricos dos demais estados do Brasil, ao todo são 656 municípios do nosso país que experimentam a forma inovadora de luta pela inclusão social, tendo como instrumentos o esporte, a cultura e a qualificação profissional.

A organização possui uma linguagem própria, caracterizada pela idealização e execução de projetos sócio-empreendedores, que têm o objetivo de ampliar as possibilidades de expressão dessas comunidades. São diversas as ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania que valorizam as periferias, dentre as ações que imprimem legitimidade ao trabalho desenvolvido pela CUFA, cabe ressaltar HUTÚZ – evento voltado ao universo do Hip Hop e a LIIBRA - campeonato que visa incentivar a participação popular e a consolidação do basquete de rua como uma modalidade esportiva.

Em 2010, fruto da articulação da juventude imperatrizense, a CUFA se organizou na maior cidade da região tocantina. O primeiro incentivo da CUFA Imperatriz foi dar apoio e visibilidade ao Hip Hop, mostrando à sociedade que esse movimento é uma forma de expressão forte e bem articulada. No contexto de realizações CUFA, teve também outra ação denominada “Arte com Segurança” que em parceria com a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR surpreendeu os cidadãos imperatrizenses com a beleza e o potencial de educar pela arte urbana, a grafitagem.

A coordenadora da CUFA Imperatriz, Viviane Oliveira destaca a importância de firmar parcerias, apoios e patrocínio para investir em oficinas de capacitação profissional e em atividades que elevam a autoestima das periferias. “Para que esses projetos sejam desenvolvidos de acordo com a realidade das comunidades é necessário proporcionar conhecimento no intuito de oferecer novas perspectivas para juventude imperatrizense” afirmou.

A CUFA Imperatriz acredita na consolidação de uma sociedade mais equilibrada e ver a necessidade de difundir a qualificação e integração de outras formas de expressão, por isso apoia e incentiva a execução de projetos voltados a toda sociedade imperatrizense.

 Lanna Luiza - Coordenadora de Comunicação CUFA Imperatriz

quinta-feira, 28 de março de 2013

Abertas as inscrições para 2º edição estadual da Liga Internacional de Basquete de Rua






Basquete de Rua conquistando espaço na Praça Mané Garrincha
Foto: Lanna Luiza
Criada para representar a juventude de bairros periféricos, a CUFA - Central Única das Favelas tem uma linguagem própria, caracterizada pela idealização e execução de projetos sociais e empreendedores com o objetivo de ampliar as possibilidades de expressão das comunidades periféricas. A Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA) é um dos projetos realizados pela CUFA que através do esporte, luta pelo fortalecimento da cidadania dentro dessas comunidades.

O Maranhão recebe a segunda edição da LIIBRA nos dias 13, 14, 20, 21 e 27 de abril em São Luis e é patrocinada pela Companhia Energética do Maranhão - CEMAR por meio da Lei de Incetivo Estadual. Segundo Viviane Oliveira, coordenadora da CUFA Imperatriz, a iniciativa busca propiciar à sociedade maranhense espaços alternativos de interação entre aqueles que são apaixonados por essa modalidade de esporte. “O basquete de rua é um dos elementos a serem mais trabalhados em nossa cidade, pois ele é uma importante alternativa para difundir a cultura periférica e oferecer oportunidade de escolha àqueles que normalmente não tem muitas opções”, afirmou.

Para participar do campeonato os interessados devem formar equipes de seis atletas, com jovens a partir de 16 anos que tenham a residência comprovada no Estado. Os menores de 18 anos precisam apresentar termo de autorização para participar do evento. “A LIIBRA é um campeonato que visa o incentivo a participação popular e a consolidação do basquete de rua como uma modalidade esportiva. É muito importante estimular a implantação de iniciativas semelhantes, para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas pelo esporte”, afirma o coordenador de esporte da CUFA Imperatriz, Arildo Monari.

As inscrições estarão abertas até o dia 06 de abril, pelo e-mail: cufaimperatriz@gmail.com, as equipes inscritas passarão por um processo seletivo e a selecionada não terá gastos com passagem, hospedagem e alimentação. 


Lanna Luiza - Coordenadora de Comunicação CUFA Imperatriz