Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cufa participa de Seminário para debater atividade cineclubista em São Luís


A Central Única das Favelas do Maranhão participa do Seminário Circuito em Construção para a Auto-sustentabilidade Cineclubista que será realizado hoje e amanhã, 29 e 30 de abril, das 14h às 19h, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz – Centro), em São Luís. O coordenador do cineclube Crioula, Alexandre Bruno Gouveia, é um dos convidados da mesa redonda “ Cineclubismo no Maranhão: troca de experiências”.

O evento é organizado pela ONG Cineclube Tela Brasilis, do Rio de Janeiro, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, e está sendo realizado em todos os estados brasileiros com o objetivo de reunir representantes das associações do gênero e demais interessados em cinema para discutir o fomento e a divulgação do audiovisual em circuitos alternativos, nos âmbitos estadual e nacional

A etapa local do seminário é organizada em parceria com o Cineclube Casarão 337, de São Luís, que representou o Maranhão no Seminário Nacional Circuito em Construção, ocorrido em 2008, no Rio de Janeiro. Além da mesa redonda, a programação também conta com palestras, debates, grupos de trabalho, oficinas e exibições.

A palestra de abertura será proferida por Eduardo Ades, da ONG Tela Brasilis, do Rio de Janeiro, que apresentará ao público os objetivos do projeto Circuito em Construção. Ele também vai discorrer sobre direitos autorais, tema de fundamental importância para a atividade cineclubista. Igualmente estará no encontro o presidente do CNC, Claudino de Jesus, que vai apresentar informações sobre a prática na atualidade, com a palestra “Cineclubismo no Brasil e ações do Conselho Nacional de Cineclubes”.

Além do Cineclube Crioula, projeto da Cufa Ma, participam também do evento o cineclube Casarão 337, Cineclube da Aliança Francesa e o Cineclube Estação de Caxias-MA. Para o coordenador do Cine Crioula, Alexandre Bruno Gouveia, “o debate é importante para troca experiências com outras iniciativas cineclubistas. Além de ser um momento importantepara buscar parcerias”.

O cineclube crioula é um projeto mantido pela Central Única do Maranhão com a parceria da Associação dos Moradores da Vicente Fialho e do empresário Paulo Renato que disponibilizam espaço e equipamentos para as exibições semanais.
O Cine Crioula é filiado ao Conselho Nacional de Cineclubes.


Seminário Circuito em Construção para a Auto-sustentabilidade Cineclubista

Quando: 29 e 30 de abril de 2009
Horário: 14h às 19h
Local: Auditório da Casa da FESTA, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz - Praia Grande)
Entrada franca

Programação


Dia 29/04

14h – Credenciamento;
14h30min- Abertura - Apresentação do Projeto “Circuito em Construção”, com Eduardo Ades, representante da ONG “Tela Brasilis”;
15h – Mesa-redonda - Cineclubismo no Maranhão: Troca de Experiências
Mediador: Augusto Maia – advogado e cineclubista
- Eduardo Júlio – jornalista e cineclubista - Cineclube Casarão 337;
- Gisele Bossard – jornalista e cineclubista - Cineclubes da Baixada;
- Júnior Magrafil – cineclubista - Cineclube Estação (Caxias-MA);
- Emilie Jacament – Diretora da Aliança Francesa (São Luís - MA), Cineclube Aliança Francesa;
- Alexandre Bruno Gouveia – Diretor do Núcleo de Audiovisual - Cineclube Cufa – MA.
16h15 – Debate

Intervalo

17h – Palestra – Cineclubismo no Brasil e ações do Conselho Nacional de Cineclubes, com o Presidente do CNC, Claudino de Jesus;
18h - Exibição do Filme “Pelo Ouvido” e discussão acerca do processo de produção do filme, com o diretor Joaquim Haickel.

Dia 30/04


14h30min às 16h30min - Oficina - Formatação de Projetos, com Daniel Moura Costa;

Intervalo


17h – Palestra – “Redes Locais de Parceria e Direitos Autorais”, com Eduardo Ades, representante da ONG Tela Brasilis;
18h – Mesa-redonda – “Circuito Alternativo de Exibição”
Mediadora: Luana Camargo, jornalista, cineclubista e pesquisadora.
-Renata Figueiredo – representante do projeto Maranhão na Tela;
-Mauro Santos – representante do projeto Cine Estrada;
-Betânia Pinheiro – representante do SESC – MA.
19h - Encerrament

Nenhum comentário:

Postar um comentário